HISTÓRIA

                                      CANDOMBLÉ 

  O CANDOMBLÉ É UMA RELIGIÃO AFRICANA TRAZIA PARA O BRASIL NO PERÍODO EM QUE OS NEGROS DESEMBARCARAM PARA SEREM ESCRAVOS. NESSE PERÍODO, A IGREJA CATÓLICA PROIBIA O RITUAL AFRICANO E AINDA TINHA O APOIO DO GOVERNO, QUE JULGAVA O ATO COMO CRIMINOSO, POR ISSO OS ESCRAVOS CULTUAVAM SEUS ORIXÁS, INQUICES E VODUSOMITINDO-OS EM SANTOS CATÓLICOS.

  OS ORIXÁS, PARA O CANDOMBLÉ, SÃO DEUSES SUPREMOS. POSSUEM PERSONALIDADE E HABILIDADES DISTINTAS, BEM COMO PREFERÊNCIAS RITUALÍSTICAS.  ESTES TAMBÉM ESCOLHEM AS PESSOAS QUE UTILIZAM PARA INCORPORAR NO ATO DO NASCIMENTO, PODENDO COMPARTILHÁ-LO COM OUTRO ORIXÁ CASO NECESSÁRIO.

  OS RITUAIS DO CANDOMBLÉ SÃO REALIZADOS EM TEMPLOS CHAMADOS CASAS,ROÇAS OU TERREIROS QUE PODEM SER DE LINHAGEM MATRIARCAL (QUANDO SOMENTE AS MULHERES PODEM ASSUMIR A LIDERANÇA, PATRIARCAL ( QUANDO SOMENTE OS HOMENS PODEM ASSUMIR A LIDERANÇA) OU MISTA QUANDO HOMENS E MULHERES PODEM ASSUMIR A LIDERANÇA DO TERREIRO)

  A CELEBRAÇÃO DO RITUAL É FEITA PELO PAI OU MÃE DE SANTO, QUE INICIA O  DESPACHO DO EXU. EM RITMO DE DANÇA, O TAMBOR É TOCADO E OS FILHOS DE SANTO COMEÇAM A INVOCAR OS SEUS ORIXÁS PARA QUE OS INCORPORAREM. O RITUAL TEM NO MÍNIMO DUAS HORAS DE DURAÇÃO.

  O CANDOMBLÉ NÃO PODE SER IGUALADO A UMBANDA.  NO CANDOMBLÉ, NÃO HÁ INCORPORAÇÃO DE ESPÍRITOS, JÁ QUE OS ORIXÁS QUE SÃO INCORPORADOS SÃO DIVINDADES DA NATUREZA, ENQUANTO NA UMBANDA, AS ENCARNAÇÕES SÃO FEITAS ATRAVÉS DE ESPÍRITOS ENCARNADOS OU DESENCARNADOS EM MÉDIUNS DE INCORPORAÇÃO. EXISTEM PESSOAS QUE PRATICAM O CANDOMBLÉ E A UMBANDA, MAS FAZEM EM DIAS, HORÁRIOS E LOCAIS DIFERENTES.

                                   UMBANDA

  UMBANDA, RELIGIÃO BRASILEIRA POR ADOÇÃO. NASCIDA EM TERRAS DO ANTIGO EGITO, QUANDO SEUS FARAÓS E SACERDOTES PRATICAVAM RITUAIS SEMELHANTES A AQUELES REALIZADOS HOJE EM DIA. ESTA RELIGIÃO RENASCEU E FLORESCEU EM TERRITÓRIO BRASILEIRO COM MUITA DESENVOLTURA, POIS QUE SUA LITURGIA, MISTO DAS MAIS DIVERSAS LITURGIAS OCIDENTAIS E ORIENTAIS, ENCONTROU TERRENO FÉRTIL PARA SE ADAPTAR-SE AO POVO BRASILEIRO, JÁ TÃO ACOSTUMADO À MISTURA DE RAÇAS E COSTUMES ESTA FACILIDADE DE NOSSO POVO, NA ACEITAÇÃO DE DIVERSAS CULTURAS E TRADIÇÕES, FEZ COM QUE ESTE RITUAL MILENAR RENASCESSE JUNTO A NÓS.

  A UMBANDA PRESTA CULTO AOS ORIXÁS COMO UMA QUALIDADE MANIFESTA DE DEUS. SUA COMPREENSÃO DOS ORIXÁS A APROXIMA, E MUITO DOS FRUTOS DA ÁRVORE DA VIDA DOS KABALISTAS. A UMBANDA NÃO ACEITA O SACRIFÍCIO ANIMAL EM QUALQUER DE SEUS RITUAIS. UTILIZA, PARA A SUA MAGIA, DE ERVAS,FLORES,VELAS COLORIDAS,FITAS,CERTAS BEBIDAS,MEL E QUALQUER OUTRA DÁDIVA DA NATUREZA QUE NÃO CEIFE A VIDA.

  A MAGIA ESTÁ CONTIDA NA UMBANDA DE FORMAS EVIDENTES. APRENDE COM O CATOLICISMO E MUITAS OUTRAS RELIGIÕES A DEFUMAR OS AMBIENTES PARA O CULTO; DO JUDAÍSMO TRAZ A COMPREENSÃO DOS ORIXÁS; DO CANDOMBLÉ ABSORVE O NOME DOS ORIXÁS, SEUS MANTRAS, INSTRUMENTOS DESTINADOS AOS CÂNTICOS E MITOS FANTÁSTICOS; DAS RELIGIÕES ORIENTAIS TRAZ A NOÇÃO DO KARMA, A INTERPRETAÇÃO DE DEUS COMO FORÇA CÓSMICA E O USO DAS GUIAS COLORIDAS.

  MUITAS SÃO AS RELIGIÕES QUE TRABALHAM COM O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO, OU SEJA, PREPARA INDIVÍDUOS PARA SERVIREM DE INTERMEDIÁRIOS ENTRE O PLANO MATERIAL E OS PLANOS SUPERIORES DE MANIFESTAÇÃO. A UMBANDA, SEM DÚVIDAS É A QUE MAIS DESENVOLVE ESTA FACULDADE. SEU RITUAL ESTÁ, BASICAMENTE, CENTRADO NO PROCESSO MEDIÚNICO, SEJA POR INCORPORAÇÃO, SEJA POR CANALIZAÇÃO. UMBANDA, RELIGIÃO MUITO NOVA E POUCO CONHECIDA, QUE SOMENTE AGORA COMEÇA A CODIFICAR-SE E ESTRUTURAR-SE COMO RELIGIÃO.

FONTE: WWW.BRASILESCOLA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário